Blog

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suícidio

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suícidio

O Ministério da Saúde divulgou na semana passada uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho com 165 novas patologias inclusas na portaria publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o governo, a "quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347".

Entre as doenças relaciondas, encontra-se o burnout (também conhecido como síndrome do esgotamento profissional). O ministério define que esse esgotamento pode acontecer por fatores psicossociais relacionados à gestão organizacional, ao conteúdo das tarefas do trabalho e a condições do ambiente corporativo.

Outra novidade foi a ampliação da lista de doenças ocasionadas por transtornos mentais. Na relação original, publicada em 1999, já constavam problemas como abuso de álcool e estresse grave por conta de circunstâncias referentes ao trabalho. A relação mais recente inclui atitudes comportamentais mediante uso de sedativoscanabinoidescocaína e abuso de cafeína, considerados transtornos que podem originar-se de jornadas exaustivas, de assédio moral no trabalho e de dificuldades relacionadas à organização empresarial.

Ansiedadedepressão e tentativa de suicídio foram consideradas patologias que podem decorrer do estresse psicológico vivido no ambiente corporativo. Na nova atualização, o ministério também acrescentou a Covid-19, caso o vírus tenha sido contraído dentro do ambiente laboral.

Ainda de acordo com o ministério, a atualização pretende auxiliar no diagnóstico das doenças, além de facilitar o estudo da relação entre o adoecimento e o trabalho.

A nova lista atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal.

Fonte de apoio: Doenças Ocupacionais

Solicite um Orçamento: (11) 99861-0695  

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?