No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia tirou a vida de 78 trabalhadores.
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças ocupacionais. No mês de abril, no dia 7, também comemora-se o Dia Mundial da Saúde.
No Brasil, em 2019, por meio da Lei nº 11.121/2005, a data ficou conhecida como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Um dia para servir de conscientização sobre os riscos de acidentes. Um dia de luta pela vida e dos direitos das classes trabalhadoras. Um dia para salientar a importância da implantação de programas de gerenciamento de riscos, políticas públicas e de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, combatendo todo e qualquer tipo de irregularidade. Assim sendo, a data objetiva estimular o cumprimento da legislação, a fim de tornar o ambiente laboral cada vez mais seguro e saudável.