Blog

EPI: Calçados e Botas de Proteção

EPI: Calçados e Botas de Proteção

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) é essencial para a saúde do trabalhador, na prevenção de acidentes e na incidência de doenças ocupacionais.


Confira, hoje, o principal EPI, sua funcionalidade e a importância de seu uso no local de trabalho quando se fala em proteção dos membros inferiores – pés e pernas: os CALÇADOS / BOTAS DE PROTEÇÃO E A PERNEIRA DE SEGURANÇA.


Os calçados de segurança são fundamentais em diversas atividades e segmentos. Os trabalhadores devem utilizar os calçados apropriados para cada tipo de atividade, levando em consideração os riscos que estão expostos e o ambiente em que este calçado será utilizado.


Os calçados de segurança mais comuns são as botas de PVC, que podem ser pretas ou brancas, com cano curto ou cano longo e com ou sem forração térmica, e as botinas e sapatos de couro com biqueira de aço ou PVC, com elástico ou cadarço e sem componentes metálicos para uso de eletricistas.
Os EPIs para proteção dos membros inferiores são:

Botas de couro (cano médio): protegem pés e pernas contra torções, escoriações, derrapagens e umidade.

Botas de couro (cano longo): protegem pés e pernas contra animais peçonhentos, bem como torções, escoriações, derrapagens e umidade.

Botas de borracha (cano longo): protegem os pés e as pernas da umidade, possíveis derrapagens e ação de produtos químicos.

Perneira de segurança: usada para proteger as pernas contra qualquer objeto cortante e contra o ataque de animais peçonhentos.

Solicite um Orçamento: (11) 99861-0695