O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é essencial para a saúde do trabalhador, na prevenção de acidentes e na incidência de doenças ocupacionais.
Confira um dos principais EPI, sua funcionalidade e a importância de seu uso no local de trabalho quando se fala sobre proteção dos membros superiores, ou seja, as mãos: LUVAS DE PROTEÇÃO.
Nossas mãos são um dos instrumentos mais importantes com as quais trabalhamos, e não há nenhum dispositivo que as substitua e faça o trabalho delas com a mesma precisão e capacidade.
Existem diversos tipos de luvas de proteção. Cada tipo de luva de segurança possui diversas opções de tamanho, material e tipo de punho, pigmentação antiderrapante, assim como tipos de reforços na palma e dedos, conforme seu uso, segmentos e atividade.
Essa proteção pode ser:
Luva isolante de borracha: proteção às mãos e aos braços contra choques em situações em que o trabalhador entra em contato com circuitos elétricos energizados. Apresentam normas específicas e resistência de até 40.000 V.
Luva em raspa e vaqueta (mista): proteção às mãos e aos braços contra materiais abrasivos e escoriantes.
Luva em vaqueta: proteção às mãos e aos punhos contra materiais abrasivos e escoriantes.
Luva em borracha nitrílica: proteção às mãos e aos punhos contra produtos químicos e biológicos.
Luva em PVC: proteção às mãos e aos punhos em recipientes que contenham óleo, graxa, solvente e outros, ou do contato durante a utilização desses produtos.
Fonte: Luvas de Proteção