Criada oficialmente em 1966, a Fundacentro - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - deu os primeiros passos de sua história no início da década, quando a preocupação do governo e da sociedade crescia devido aos altos índices de acidentes e doenças do trabalho.
Em 1960, o governo brasileiro iniciou gestões com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro.
A ideia de criar uma instituição voltada para o estudo e pesquisa das condições ambientais de trabalho, com a participação de todos os agentes sociais envolvidos na questão, começou a ganhar forma. A proposta foi apresentada em março de 1964, durante o Congresso Americano de Medicina do Trabalho, realizado em São Paulo.
Em 1965, após a visita ao país de especialistas da OIT, e de novos estudos sobre as condições necessárias para a implantação da iniciativa, o governo federal decidiu pela criação de um centro especializado na cidade de São Paulo, tendo em vista o porte de seu parque industrial.
Durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, realizado na capital paulistana, foi oficializada a criação da Fundacentro, com sua primeira sede instalada no bairro de Perdizes. Os primeiros estudos e pesquisas da entidade no país deram-se no âmbito dos efeitos de inseticidas organoclorados na saúde; da bissinose (doença ocupacional respiratória que atinge trabalhadores do setor de fiação, expostos à poeira de algodão e juta); sobre as consequências das vibrações e ruídos em trabalhadores que operam marteletes; sobre o teor da sílica nos ambientes de trabalho na indústria cerâmica e ainda sobre os riscos da exposição ocupacional ao chumbo.
No decorrer de sua história, a Fundacentro viria ainda afirmar sua vocação pioneira na área, com as pesquisas sobre as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho - DORT (que à época era denominada Lesões por Esforços Repetitivas - LER).
Com a vinculação, em 1974, da fundação ao Ministério do Trabalho, exigiu-se a implantação de um novo Centro Técnico Nacional, e o local escolhido foi o bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde está situada até os dias de hoje.
Hoje, a Fundacentro está presente em todo país, por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 estados e no Distrito Federal. Atuando de acordo com os princípios do tripartismo (formados pelo governo, trabalhadores e empresários), tem no Conselho Curador sua instância máxima.
É considerada líder na América Latina no campo da pesquisa na área de Segurança e Saúde no trabalho.
A Fundacentro é designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), colaboradora da OIT, além de manter intercâmbio com países das três Américas, da Europa, Japão e Austrália, envolvendo ações que concentram trabalhos na área de educação até o desenvolvimento de projetos de sistemas de gestão ambiental.
Fonte de apoio: http://www.fundacentro.gov.br